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A primeira destas propostas, é apresentada à câmara em 30 de Outubro de
1873 , em que se pretende trazer uma linha entre o cais da cidade
posteriormente chamada de praça de Comercio e a estação de caminho de
Ferro.
A segunda proposta apresentada um ano depois em 15 de Janeiro de 1874
, solicitava permissão para instalar outra linha férrea do largo da Fonte
Nova até à estação de caminho de ferro numa extensão de mil e quinhentos
metros , por uma rua que passou a ser conhecida como a rua do Americano.
A concessão para construção de ambas as propostas foi entregue ao
Eng. Silvério Augusto Pereira Da Silva que fez a primeira proposta .
No projecto que foi concessionado existiam duas ramificações uma
para o cais e a outra para o "largo da Fonte Nova".
Todas as expropriações eram da responsabilidade do concessionário.
Foi elaborado um extenso e completo caderno de encargos , devidamente
aprovado e rectificado em escritura pública pelo Município, no entanto a
linha nunca chegou a ser construída, talvez devido ao trespasse feito pelo
concessionário a uma firma do Porto .