Está aqui

Gabinete: José Vitória Arquitectura
Localização: S. Bernardo, Aveiro, Portugal
____________

A proposta com requisitos muito específicos, e condicionantes também muito peculiares, partiu com a premissa de uma solução limpa , quase minimalista, para que a leitura da transição de prédios multifamiliares tenha uma leitura clara e isenta de "ruídos" que perturbem essa transição. O urbano a sobrepor-se ao desenho do edifício. As tipologias não são os habituais atrofiantes To e T1, optando-se por T2 e T3 com áreas razoáveis. Assim proporciona-se , e potencia-se o uso familiar , que enrique a cidade.
A cave para estacionamento tem luz direta e tangente ao topo da garagem , que proporciona iluminação e ventilação natural na cave. Sendo a luz tangente á parede de betão e com a vantagem de receber luz desde o nascer do sol até quase ao poente cria efeitos luminosos que variam ao longo do dia e são "filtrados" por vigas perpendiculares ao fluxo de luz.
A iluminação das habitações com grande relação com o exterior através de vãos generosos , e filtradas por barras de alumínio, que além de controle solar , proporcionam alguma privacidade com o exterior.
A fachada é ventilada sendo constituída por fenólicos de cor branca e cinza suave.
Os 15 apartamentos foram adquiridos ainda as fundações não estavam concluídas, em menos de um mês, creio.