Está aqui

O sítio é na Gafanha da Encarnação, Ílhavo, distrito de Aveiro, para levar a descrição um pouco mais longe.
Desta proposta, com programa misto de habitação e espaço de serviços, é a prova que as contrariedades acabam por ser meio caminho andado para a melhor solução. Criam desafios e motivações para solucionar o que parece impossível.
Neste caso além do desafio do espaço de serviços, a busca do sol, para os espaços mais importantes foram um grande desafio.
O alongar da solução e criação de percursos alternativos, evitando o cruzamento da vivência privada da casa com os utilizadores dos serviços ajudou á inovação da solução.
O programa, difícil, mas desafiador, acho que resultou.
Com a particular responsabilidade de estar a projectar para clientes, que sempre mostraram grande simpatia, pelo arrojo e inovação dos edifícios realizados neste gabinete, onde “se percebia a autoria pelo traço”.
Devido a dificuldades várias, e que tentei por todos os meios ultrapassar, fomos obrigados a partir para outra solução arquitectónica.
Foi custoso abandonar a solução, tanto para mim, mas particularmente para os clientes….
Por mais dedicação e experiência que se tenha, surgem por vezes, realidades que nos ultrapassam, e que temos muita dificuldade em aceitar, de facto o mundo não é perfeito….
No entanto, a obra está já em construção com novo desenho, igualmente inovador e diferenciado em relação aos estereótipos habituais e “normalizados, numa repetição monótona e chata….”caixas de sapatos” politicamente correctos. ….
A normalização e a acomodação , não interessam, projectar tem de ser um acto de superação e desafio permanente.